A aula de sexta

4 09 2006

Milena WhitakerMilena, que aparece na foto ao lado, escreveu um simpático texto sobre a aula com videoconferência que tivemos na sexta-feira. Se você clicar na foto, poderá vê-la num tamanho maior. Esta e outras fotos que postei no blog da Turma de Comunicação, são de Ruth Vallim.

Vamos então ao texto:

Tecnologia… Totalmente positiva?
Milena Whitaker

A tecnologia está muito avançada nos dias de hoje! Fico me perguntando se isso é totalmente positivo para o mundo…

Antigamente, para as pessoas se comunicarem com outras que estavam distantes, era necessário escrever uma carta. E havia ainda a demorava de alguns dias para esta chegar ao destinatário e mais outros para voltar ao remetente… Era complicado! Mas hoje em dia, as cartas já não são muito usadas, pois o meio de comunicação foi substituído pelas ferramentas disponíveis no computador.

Hoje em dia, o computador é um aparelho eletrônico extremamente necessário na vida das pessoas. Ele são úteis para fazer pesquisas e principalmente para nos comunicarmos com pessoas muito rapidamente, mesmo estando distantes, até em outros países!

Antes, a ferramenta de comunicação utilizada no computador era o e-mail, que não nos fazia comunicar tão rapidamente e facilmente com as pessoas. É preciso escrever um e-mail, enviá-lo, e depois, esperar outro ser enviado para você. Mas, o que parecia ser o “auge” da tecnologia avançada, ainda foi substituída por outra mais rápida ainda que é o MSN e outros programas de mensagens instantâneas muito comuns nos dias de hoje.

O MSN nos permite ter uma conversa quase “ao vivo” com o nosso interlocutor. Ela é rápida e não precisamos esperar para receber a mensagem; apenas alguns segundos para que a pessoa do outro lado possa digitar sua fala na tela e pronto. Incrível, não é?

Mas o que nos parecia “moderno”, ainda nos surpreende. Agora, com o mesmo programa, podemos criar uma videoconferência, que nos permite falar e ver quem está distante através de câmeras!

Ou seja, quem não tem um computador em casa, para se comunicar e fazer pesquisas na internet, já começa em desvantagem no seu trabalho e ainda, não tem o privilégio de se comunicar seus amigos instantâneamente.

Porém, o que me vem na cabeça é: será que essa “modernidade” é algo totalmente positivo para as pessoas?

Bom, sabemos que a tecnologia nos facilita em algumas coisas, mas não acredito que quando estamos conversando via MSN, escrevemos tudo o que sentimos. As pessoas estão muito preocupadas com o tempo, ou a falta dele, e escrevem de qualquer maneira. E depois que a conversa acaba, elas fecham a tela e pronto, suas palavras se perdem dentro do computador.

Acredito que as cartas são eternas! Você pode guardá-las para sempre consigo. E mais, ali, no papel, você não escreve “de qualquer maneira”. As cartas mostram realmente a essência das pessoas!

Há pontos positivos e negativos nos dois tipos de comunicação. Uma demora muito; outro não expressa realmente o ser da pessoa. Mas a evolução continua e o homem vai modernizar ainda mais esses meios.

Por exemplo: na sexta-feira tivemos uma aula com videoconferência no laboratório de informática do Colégio Friburgo. Isto ocorreu porque o professor estava viajando. Para os alunos que acreditavam que não teriam aula, foi uma surpresa dar de cara com o professor – que estava projetado num telão –, no momento em que entraram laboratório. E, assim, a aula pôde acontecer “normalmente”.

Foi uma experiência incrível. Acho que nesses pontos, a tecnologia foi bem colocada, pois assim não perdemos nosso tempo sem aula quando o professor não puder comparecer… se bem que, lógico, algumas aulas “livres” são as preferidas dos alunos!

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: